segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

III Concurso Literatura Para Todos

Essa é pra comemorar! Alunos, amigos e fãs podem ficar felizes da vida!

Alexandre Marinho, diretor e fundador do Grupo Teatrama, foi o vencedor da categoria ‘’Poesia’’ do concurso binacional 'Literatura Para Todos', promovido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.

Aberto a autores de todo o Brasil e dos países africanos que adotam a língua portuguesa, o edital tinha como proposta destacar obras inéditas destinadas aos chamados neoleitores (crianças, jovens e adultos recém-alfabetizados). Também foram premiadas obras nas categorias prosa, dramaturgia, tradição oral e perfil biográfico.

Alexandre Marinho foi premiado pela obra POEMAS DE POUCO EMPENHO. Além de receber o prêmio de R$ 10 mil, ele terá seu trabalho transformado em livro que será distribuído a centros educacionais de todo o país.

Das 600 obras inscritas nesta edição, dez foram selecionadas — nove de autores brasileiros e uma de escritor africano de língua portuguesa. Todos os livros selecionados integrarão a coleção Literatura para Todos e serão publicados com tiragem de 300 mil exemplares. A coleção será enviada a escolas públicas que ofereçam educação de jovens e adultos, a núcleos dessa modalidade de ensino das instituições de educação superior, a unidades prisionais, a turmas do programa Brasil Alfabetizado e a países de língua portuguesa.

A entrega do prêmio aconteceu em Belém, dia 04 de Dezembro, durante a VI Conferência Internacional de Adultos (Confintea), importante iniciativa de mobilização educacional com repercussão mundial.



A realização do Concurso Literatura para Todos é uma das estratégias da Política de Leitura do Ministério da Educação, que procura democratizar o acesso à leitura, constituir um acervo bibliográfico literário específico para jovens, adultos e idosos recém alfabetizados e criar uma comunidade de leitores. Esse novo público é chamado de neoleitor.

E se vocês acharam que isso era todo o motivo para comemorar, ainda tem mais: Perla Duarte, a nossa querida "tia trama", foi uma das finalistas deste importantíssimo concurso. O texto teatral "Mulheres de Deus-me-livre" que já divertiu muita gente por aqui, ficou entre os três melhores classificados.

(Calma que tem mais)

Também este ano Alexandre Marinho foi selecionado para o programa de bolsas da Fundação Biblioteca Nacional e trabalha na finalização do livro de contos "Entre Paredes e Ondas".

É muita gente boa nessa nossa terra, meu Deus! Esse é o Grupo Teatrama: qualidade artística e compromisso cultural. Parabéns Perla e Alexandre! E o obrigado a todos alunos, amigos e fãs que motivam estas conquistas. É por tudo isso a gente enche os pulmões e não cansa de dizer: SOMOS FELIZES DA VIDA!


Um comentário:

  1. Esse povo tá ficando muito enjoado, meu Deuuuuus!
    Quando eu crescer quero ser que nem vocês (pelo menos nos 10 mil, hehe).

    Só quero saber de uma coisa: Alexandre provou da manga, graviola, pupunha e guaraná que tão ali atrás?
    Se não, a viagem foi inútil.
    Tá falado.

    ResponderExcluir

amigos e fãs