Alexandre Marinho, diretor e fundador do Grupo Teatrama, foi o vencedor da categoria ‘’Poesia’’ do concurso binacional 'Literatura Para Todos', promovido pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação.
Aberto a autores de todo o Brasil e dos países africanos que adotam a língua portuguesa, o edital tinha como proposta destacar obras inéditas destinadas aos chamados neoleitores (crianças, jovens e adultos recém-alfabetizados). Também foram premiadas obras nas categorias prosa, dramaturgia, tradição oral e perfil biográfico.
Alexandre Marinho foi premiado pela obra POEMAS DE POUCO EMPENHO. Além de receber o prêmio de R$ 10 mil, ele terá seu trabalho transformado em livro que será distribuído a centros educacionais de todo o país.
Das 600 obras inscritas nesta edição, dez foram selecionadas — nove de autores brasileiros e uma de escritor africano de língua portuguesa. Todos os livros selecionados integrarão a coleção Literatura para Todos e serão publicados com tiragem de 300 mil exemplares. A coleção será enviada a escolas públicas que ofereçam educação de jovens e adultos, a núcleos dessa modalidade de ensino das instituições de educação superior, a unidades prisionais, a turmas do programa Brasil Alfabetizado e a países de língua portuguesa.
A entrega do prêmio aconteceu em Belém, dia 04 de Dezembro, durante a VI Conferência Internacional de Adultos (Confintea), importante iniciativa de mobilização educacional com repercussão mundial.
E se vocês acharam que isso era todo o motivo para comemorar, ainda tem mais: Perla Duarte, a nossa querida "tia trama", foi uma das finalistas deste importantíssimo concurso. O texto teatral "Mulheres de Deus-me-livre" que já divertiu muita gente por aqui, ficou entre os três melhores classificados.
(Calma que tem mais)
Também este ano Alexandre Marinho foi selecionado para o programa de bolsas da Fundação Biblioteca Nacional e trabalha na finalização do livro de contos "Entre Paredes e Ondas".
É muita gente boa nessa nossa terra, meu Deus! Esse é o Grupo Teatrama: qualidade artística e compromisso cultural. Parabéns Perla e Alexandre! E o obrigado a todos alunos, amigos e fãs que motivam estas conquistas. É por tudo isso a gente enche os pulmões e não cansa de dizer: SOMOS FELIZES DA VIDA!
Esse povo tá ficando muito enjoado, meu Deuuuuus!
ResponderExcluirQuando eu crescer quero ser que nem vocês (pelo menos nos 10 mil, hehe).
Só quero saber de uma coisa: Alexandre provou da manga, graviola, pupunha e guaraná que tão ali atrás?
Se não, a viagem foi inútil.
Tá falado.